Sob presidência de Collor, CRE tem intensa agenda de trabalho no 1º semestre

15 julho 2017
Comentários: 0
Categoria: Notícias
15 julho 2017, Comentários: 0

201706121558_dfd065a3acSob a presidência do senador Fernando Collor de Mello (PTC/AL), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) teve uma intensa agenda de trabalho ao longo do primeiro semestre de 2017. Nesse período, foram realizadas 25 sessões, entre reuniões ordinárias e extraordinárias. Do total, 12 destinaram-se à realização de audiências públicas, com um total de 32 convidados, entre autoridades e especialistas. Ao longo das atividades, foram apreciadas 80 proposições, assegurando ao Congresso Nacional fluidez em matérias que estavam há anos paradas nas comissões. Em entrevista, o parlamentar apontou que a aprovação no colegiado da Lei de Migração foi o ponto alto das atividades da comissão.

Durante as audiências públicas realizadas a cada quinze dias, os senadores iniciaram um ciclo de debates intitulado “O Brasil e a ordem internacional: estender pontes ou erguer barreiras?”, com o comparecimento do embaixador Rubens Barbosa, e dos ex-ministros Celso Lafer, Marcílio Marques Moreira, Celso Amorim, entre outras autoridades e especialistas. As discussões sobre os painéis vão ser realizadas até o final deste ano. Nas reuniões ordinárias, realizadas todas as quintas-feiras pela manhã, os senadores ouviram e apresentaram sugestões ao ministro de Estado da Defesa Raul Jungmann, bem como aos comandantes das três Forças, entre outros participantes.

Nas discussões realizadas durante os painéis, a presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, a deputada federal pelo estado de São Paulo, Bruna Furlan (PSDB), tem representado os deputados no Senado.

Além das proposições, os senadores que integram a comissão deliberaram ainda sobre duas emendas de metas e 16 emendas de texto ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Ficou registrada também a apresentação do total de 126 emendas pelos parlamentares membros da CRE. Sobre a apreciação de indicação de embaixadores e autoridades, foram aprovados indicados para as Embaixadas do Brasil nos seguintes países: Zimbábue, Eslovênia, Israel, Zâmbia, Emirados Árabes Unidos, Chile, Irlanda, Bangladesh, Belize, Trinidad e Tobago, Gana, México, e para o cargo de Delegado Permanente do Brasil junto à Unesco.

Diante da intensa agenda de trabalho, o presidente do colegiado destacou entre as matérias apreciadas pela CRE a Lei de Migração; o Acordo Aquífero Guarani, Brasil/Argentina, o Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos entre o Brasil e os Estados Unidos Mexicanos; o Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos entre o Brasil e a República do Chile e a Convenção de Minamata sobre Mercúrio, adotada em Kumamoto, Japão. Sob a presidência do senador Collor, a comissão deu continuidade à aproximação entre Parlamentos, reativando o Grupo Parlamentar Brasil / Argentina, elegendo sua Comissão Executiva e Conselho Consultivo, no sentido de aprimorar as relações bilaterais entre os países. Collor apontou ainda como importante a Sessão Solene no Plenário do Senado, comemorativa aos 25 anos da Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, a Rio 92, onde a Casa contou com a participação de autoridades e especialistas que, direta ou indiretamente, colaboraram na realização daquela importante Conferência.
O parlamentar destacou também que todo o expressivo resultado nesse período só foi possível em virtude do comprometimento dos senadores que integram o colegiado, bem como de todo o suporte oferecido pelos servidores do Senado Federal e, ainda, do apoio das assessorias parlamentares do Itamaraty, do Ministério da Defesa e dos Comandos das três Forças Armadas.

“Agradeço a todos os senadores, membros titulares e suplentes da Comissão, pela dedicação, empenho e efetiva participação em nossas reuniões, sem as quais nós não poderíamos ter atingido esse expressivo resultado dos trabalhos neste primeiro semestre”, expressou Collor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>