No Oriente Médio, Collor defende a paz e laços mútuos entre países amigos

2 abril 2018
Comentários: 0
Categoria: Notícias
2 abril 2018, Comentários: 0

DSC_0388

Representando o Senado da República, o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Fernando Collor de Mello (PTC/AL) cumpriu extensa agenda de atividades na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos, onde manteve conversas com parlamentares e dirigentes dos países. Em companhia da sua esposa Caroline, Collor defendeu a paz e a ampliação dos laços de amizade entre as nações.

Nas reuniões, Collor ressaltou a capacidade de o Brasil expandir sua presença comercial na região, já que a Arábia Saudita é a principal parceira no Oriente Médio. Também foi discutido o acordo bilateral que vai facilitar a emissão de vistos entre os países. A proposta está pendente de análise no Congresso Nacional brasileiro.

Collor se reuniu com Mohammed bin Amin Al-Jefri, vice-presidente do Conselho Consultivo, Mohammed Hamed Al-Nagadi, presidente do Comitê Parlamentar de Amizade Arábia Saudita-Brasil, e com o ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros, Nizar bin Obaid Al-Madani. O embaixador brasileiro na Arábia Saudita, Flávio Marega, declarou que o saldo das visitas foi positivo para o Brasil. Segundo Marega, as autoridades sauditas concordaram com Collor no que diz respeito à importância do aprofundamento das relações diplomáticas.

“Nas reuniões, Collor debateu questões importantes, como a aprovação do acordo bilateral sobre serviços aéreos entre o Brasil e a Arábia Saudita e, também, do acordo sobre vistos. Acredito que esta proposta facilitará a concessão de vistos para visitantes de ambos os países, facilitando a realização de negócios, turismo e outros”, explicou.

Durante o encontro com as autoridades sauditas, Collor lamentou os constantes lançamentos de mísseis balísticos contra o país. Os mísseis são lançados por rebeldes do Iémen. Desde 1968 que a Arábia Saudita mantém relações diplomáticas com o Brasil. O Conselho Consultivo saudita equivale ao Congresso Nacional em nosso País.

Emirados Árabes Unidos 

Nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai, Collor se reuniu com Marwan Bin Ghalita, primeiro vice-presidente do Conselho Nacional Federal. Na reunião, eles discutiram formas de promover laços de cooperação e amizade, com visitas, trocas de experiências parlamentares e unificação de pontos de vista durante eventos internacionais. Collor enfatizou a importância de desenvolver laços mútuos entre os dois países amigos em áreas distintas. Vários integrantes do Conselho também prestigiaram o encontro.

Ainda em Dubai, Collor se reuniu com o ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes Unidos, Anwar Gargash. Como presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, o senador brasileiro cumpre agenda oficial no Oriente Médio. No final da reunião, Collor presenteou o ministro com uma camisa da Seleção Brasileira autografada pelos jogadores.

Já na reunião com o ministro Anwar Gargash, dos Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes Unidos, Collor conheceu a maquete da Expo Mundial, uma das maiores feiras globais de negócios e oportunidades, marcada para acontecer em 2020, na cidade de Dubai. O ministro mostrou ao senador a localização do Brasil durante a realização do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>