Com 255 matérias aprovadas, Collor faz balanço de trabalho à frente da CRE

12 dezembro 2018
Comentários: 0
Categoria: Notícias
12 dezembro 2018, Comentários: 0

201812121928_e779c33326

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Fernando Collor (PTC/AL), apresentou, nesta quinta-feira (12), um balanço da sua presidência no colegiado e destacou que, ao longo do biênio 2017-18, foram realizadas 100 reuniões, com 255 matérias aprovadas.

Nesse período, mais de 50 nomes de embaixadores foram apreciados pelos senadores em sabatinas, além da aprovação de projetos considerados importantes para o País, a exemplo da Lei de Migração e do Acordo Aquífero Guarani entre o Brasil e a Argentina. Na sessão, senadores destacaram a dinâmica dada por Collor nos trabalhos à frente do colegiado no biênio. Foram aprovados, ainda, 75 Acordos Internacionais pela CRE desde o segundo semestre de 2017.

Ao apresentar o balanço das atividades aos parlamentares, Collor ressaltou que, dessas 100 reuniões, 39 destinaram-se a Audiências Públicas, com um total de 95 convidados participantes, entre autoridades e especialistas. Ele destacou que, das 39 audiências, 27 foram referentes aos Painéis do Ciclo de Debates intitulado: “O Brasil e a Ordem Internacional: Estender Pontes ou Erguer Barreiras?”, os quais foram realizados quinzenalmente pelo colegiado, sempre com a participação de especialistas, além de internautas que interagiam com os senadores e os convidados.

“Vale ressaltar que, nas audiências, recebemos o então ministro da Defesa, Raul Jungmann, bem como os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, registrando ainda o comparecimento do embaixador Rubens Barbosa, do ministro Celso Lafer, entre outras autoridades e especialistas”, expôs Collor.

O parlamentar agradeceu ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ), por ter “atuado ativa e decisivamente para que os Acordos Internacionais, que tramitavam naquela Casa do Parlamento, fossem aprovados de forma célere, permitindo, assim, que essas matérias pudessem ser apreciadas e aprovadas por esta Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional”.

Outras realizações que Collor relatou como importantes nesse período, provocadas pela Comissão de Relações Exteriores, respectivamente, em 2017, dizem respeito à realização de Sessão Solene no Plenário do Senado Federal, comemorativa aos 25 anos da Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, a Rio 92, em que houve a participação de autoridades e especialistas que, direta ou indiretamente, colaboraram na realização daquela importante Conferência e, em 2018, a criação e instalação da Subcomissão Temporária do Fórum Mundial da Água.

Nesse período, a CRE também deu continuidade à aproximação entre Parlamentos e ao aprimoramento das relações bilaterais entre os países, reativando o Grupo Parlamentar Brasil / Argentina, com o qual foram realizadas sete reuniões  – com a aprovação inédita de um Plano de Ação para o Grupo Parlamentar. O colegiado instalou, ainda, o grupo Parlamentar com o Marrocos, Coreia do Norte, Países Baixos e a República Democrática do Congo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>